29/10/2006

ECS-SEMANA 4


ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE
SEMANA 4
MAX WEBER
Concepções do humano,
mundo e
educação na concepção weberiana


"Os três tipos de dominação legítima"

Segundo Weber, a dominação funda-se em vários motivos de submissão: constelação de interesses, hábito cego ou mera inclinação pessoal.
Por outro lado, é legitimada em bases jurídicas.
As bases de legitimidade são três: dominação legal, tradicional e carismática.

A dominação legal é estatutária. Seu tipo mais puro é a dominação burocrática. Qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto. A associação dominante é eleita e nomeada.

A dominação tradicional é legitimada na crença da santidade e nos poderes senhoriais. Sua dominação é a patriarcal. Tem caráter comunitário e sua obediência se dá por fidelidade.

A dominação carismática aparece em virtude da devoção afetiva ao "senhor" e, particularmente, a suas faculdades mágicas, revelações ou heroísmos, poder intelectual ou de oratória. Os tipos dessa dominação são o profeta, o herói guerreiro e o demagogo.

Weber traduz nas suas idéias a sociedade político-administrativa da época em que viveu. Na sua leitura hoje,contextualizamos a contemporaneidade de suas idéias, pois a dominação é muito forte e arraigada nesse momento atual em que vivemos. "A dominação político-administrativa mundial de hoje, é embasada na história".

Não podemos desprezar o ontem, pois nos trazem luz aos dias atuais.

Somente entenderemos o presente se conhecermos o passado, a história vivida antes. É dela que se norteia todo o nosso caminhar. Sabendo, conhecendo o que outros viveram, viram, fizeram e/ou participaram, construíram... podemos ter uma caminhada melhor, mais bem elaborada. Pois os erros , falhas, lacunas deixados pelos que nos antecederam, serão corrigidos, construidos, contornados por nós, não nos deixando cair nos mesmos...

História.

Ponto importantíssimo na nossa profissão.

Conhecendo o passado e

fazendo parte do presente...

só assim poderemos acreditar no futuro!

Em 29.10.06 às 01.45min

Um comentário:

Mara disse...

Stela: Bom recorte das idéias do autor. Concordo contigo quanto a importância da história (embora há quem proclame sua morte)e pennso que negá-la é negar o humano. Profª Mara N Silva