13/10/2006

ATIVIDADE 3

ESCOLA,
CULTURA
E SOCIEDADE
Questionário baseado na leitura do texto " A educação como processo socializador, função homogeneizadora e função diferenciadora" -
Émille Durkheim.
1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim não concorda com a posição utilitária de James Mill na qual o objeto da educação é " fazer do indivíduo um instrumento da felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes" pois que a felicidade é coisa essencialmente subjetiva, cada um aprecia a seu modo.
2. Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que elas incorrem?
De acordo com o texto a palavra educação tem sido empregada em sentido amplo para designar " o conjunto de influências que que os homens exercem sobre nossa inteligência ou nossa vontade". Na minha compreensão o texto fala daeducação formal, aquela que ocorre na escola, e a educação informal, aquela em que a vida que nós vivemos é que nos ensina. O ponto fraco de ambas é o postulado da educação ideal, pois que essa admite, implicitamente, que o sistema educativo não tem nada de real!
3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para constituir a noção de educação, Durkheim afirma que deve haver uma observação histórica das gerações passadas. Pois todo o passado da humanidade contribuiu para estabelecer os princípios que dirigem a educação hoje, toda a nossa história deixou traços, como também a história dos povos que nos precederam, deixaram.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?
Em toda a sociedade há sempre uma religião comun a todos, e com princípios de cultura religiosa funadamentais, que serão os mesmos, para todos. Há divindades gerais que são reconhecidas por todos e que todas as crianças aprendem a adorar. Tais divindades encarnam e personificam certas maneiras de conhecer o mundo e a vida. Daí permitindo que todos os indivíduos que compõem essa sociedade adquiram hábitos mentais que vão além do cunho religioso.
5. Segundo o autor, que fiunção o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
1. Um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os membros.
2. Certos estados físicos e mentais que o grupo social particular considere indispensável a todos os membros.
6.A partir da definição " A educação é a ação exercida Pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente se destine" o que conclui Durkheim? Explique.
Durkheim conclui que a educação é o meio pelo qual a sociedade prepara as crianças para existirem como indivíduos.Quer dizer que é a educação que vai ensinar às crianças , através de regulações, o que deve fazer para viver e conviver nessa sociedade.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Durkheim explica que o indivíduo desejando melhorar a sociedade, desejará melhorar a si próprio. E, por sua vez, a ação que a sociedade exerce, através da educação, tem por objetivo engrandecer o indivíduo e torná-lo criatura verdadeiramente humana.

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