31/07/2011

ALMANAQUE

Neste ano de 2011, no curso de formação para professores "Alfabetização e Pró-Letramento", aqui em Arroio do Sal, tivemos a oportunidade de trabalhar com esse tipo de literatura.
Agora estou trazendo essa "técnica de produção escrita" para o trabalho no projeto Aula Digital, onde os alunos deverão produzir um Almanaque Local - quero que fique registrado nesse almanaque tudo o que acontece em nosso Município, a cada mês do ano, juntamente com as "datas comemorativas" que acompanham cada mês...

Pesquisei esses endereços específicos sobre o tema:

O que é um almanaque?
É uma publicação anual que reúne um calendário com datas das principais efemeridades astronômicas.
No princípio o almanaque era utilizado para fases lunares estudadas pela astronomia, mas com o passar do tempo foi adotado para outras muitas áreas do conhecimento.

Na história de Portugal

O primeiro almanaque editado em Portugal tem a data de 1496. Ele fornecia informações quanto à indicação ao curso do sol para cada dia do ano.

Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Almanaque

Por Marcellus Pereira, em 22/07/2008
_______________________________

Almanaque é...
Aquela montanha de informação condensada em textos curtos, instigantes… ótima pedida para se “abrir o apetite” e procurar referências mais profundas ou, simplesmente, passear pela tonelada de dados…
__ “Almanaque Anos 90 de Silvio Essinger, distribuído pela Ediouro, traz “drops” de vários fatos marcantes daquela época que muitos chamavam de “insossa”, mas que trouxe enormes revoluções.
__ São sete capítulos, mostrando os acontecimentos na “Música”, “Cinema”, “Televisão”, “Mídia”, “Tecnologia”, “Comportamento” e “Esportes”, além de uma cronologia.
http://meiobit.com/16494/livro-almanaque-anos-90/
____________________________________
E para você que não sabe do que eu estou falando, explico: O Almanaque de Pharmácia era um livreto publicado anual e/ou mensalmente, dependendo do laboratório farmacêutico que o patrocinava e de sua estratégia publicitária. Tinha um formato de mais ou menos 13x18 e os textos e as ilustrações eram impressas em papel de segunda, bem “póbi” mesmo. Esses “livretos do saber” eram distribuídos gratuitamente pelas empresas e laboratórios em grandes tiragens, fazendo com que seus exemplares chegassem às Pharmácias e regiões mais distantes do país. Suas páginas continham piadas, charadas, calendários, fases da lua, dicas de saúde, receitas culinárias, cartas melodramáticas, jogo dos sete erros, caça palavras, calendário agrícola, horóscopo, santos do dia, histórias diversas, datas importantes e comemorativas, textos poético (contos, poesias, crônicas) e claro, PROPAGANDAS DOS REMÉDIOS. Nos Almanaques de Pharmácia você encontrava de tudo um pouco. Tinha para todos os tipos e para todos os gostos. Eles podiam ser ao mesmo tempo úteis, fúteis, tradicionais, modernos... Ou tudo isso junto! Me parece que o objetivo maior era o de responder sempre a todas as perguntas e curiosidades.

http://carissimascatrevagens.blogspot.com/2009/05/os-almanaques-de-pharmacia-do-meu-avo.html


Stela em 31 de julho de 2011.

Nenhum comentário: