20/03/2012

Viajando nas Ondas do Mar de Livros!

Novo projeto de trabalho de leitura nos impressos!




NAS ONDAS DO MAR DE LIVROS

PRIMEIRO E SEGUNDO ANO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR DIETSCHI
PROFESSORA STELA MARIS DA ROSA DIAS
MARÇO 2012.


JUSTIFICATIVA

Ler nos leva a viajar através da nossa imaginação!
Viajamos ao encontro de emoções, da criação, da simplicidade cotidiana e produzimos ideias por conta da leitura.
A escola é um espaço que nos leva ao mundo dos livros e com isso, a muitas e variadas leituras. Os alunos dos primeiros anos escolares manuseiam esses impressos, vão conhecendo o enredo, a ilustração numa primeira intenção de leitura. É nesse momento de magia e diversão que o professor pode e deve tirar proveito intencional de construção da leitura e da escrita, com a intenção de usar a literatura disponibilizada para o fim de ensinar. Como disse Cíntia Apellaniz Dubois (2001) no artigo Criança e Poesia, da revista do Professor vol. 17 out/Nov-2011: “É por meio da comunicação, da harmonia, do brincar com as palavras que se pretende promover a afetividade e o gosto pela leitura”.
O mundo dos livros infantis que apresentamos aos nossos alunos proporciona momentos de puro deleite a partir da magia das histórias contidas, das aventuras dos personagens em tantas situações diferentes, e que permite levar o mundo da gente para o mundo da imaginação!
Nós, professores temos a obrigação de trazer essa literatura para o cotidiano diário da sala de aulas, oportunizando a criança o encontro com o texto escrito através do texto literário, do faz-de-conta, da poesia, da rima, da emoção e do sentimento contado ao longo desse livro, no tempo daquela história, e que sempre culmina com uma lição de vida, de boas maneiras, de felicidade.
Poesia, conforme o minidicionário Luft é “a arte de escrever em versos; tudo o que desperta emoção estética; encantamento; enlevo”. Poeta significa “indivíduo que faz poema, escritor inspirado, imaginoso; indivíduo sonhador, devaneador”. Leitor “é a pessoa que lê, ledor.
Trazer essa definição para a sala de aula, que já deve ser em si um lugar de prazer, de sonho, em especial aos alunos dos anos iniciais, iniciantes do mundo da escrita e da leitura e partilhar esse encantamento ouvindo poesias, degustando versos, rimando sons e sentimento, “incorporando o mundo mágico da poesia num fazer pedagógico coeso” conforme Dubois (2001) permite levar os nossos alunos a dar vida aos mais belos poemas, as mais gostosas, divertidas e bonitas histórias, enfim, damos vida a escrita do autor.
Nossa biblioteca tem uma variada gama de impressos diversos: enciclopédias, literatura, dicionários, livros didáticos, revistas, mapas, e tantos outros livros, portanto precisamos oferecer esse mundo das letras em suas mais variadas formas aos nossos alunos iniciantes na arte de ler e escrever, saindo da sala de aula e adentrando outros espaços disponíveis da escola e do mundo.
O intervalo do recreio é o momento em que nossos alunos deveriam descansar das atividades da sala de aula, conversando com colegas e buscando um pouco de sossego nesse tempo entre as aulas. Infelizmente, nem todos os alunos conseguem fazer esse intervalo com alegria, o que dificulta muito as relações de amizade e afetividade que poderiam ser construídas no decorrer desse espaço de tempo, solidificando as amizades e ampliando o coleguismo.
Então, pensando em envolver nossos alunos em atividades mais calmas e tranqüilas durante esse intervalo, foi pensado esse projeto: trazer mais sonho, calma, emoção e encantamento ao ouvir e dizer, falar ou ler poesias! Aliar poesia escrita e falada, palavra impressa e propagação da voz, ouvir o som das palavras ditas/lidas pela minha boca, ouvir a voz da boca do outro; meu ouvido em escuta, encontro de palavras suaves, bonitas, devem encantar alguém além de mim!
Com a intenção de possibilitar esse encontro entre alunos e impressos, pais e livros, emoção e encantamento, calma e acústica do som, palavra dita, sentida e palavra ouvida, pensada, nos vários espaços possíveis, incluindo a casa do aluno e sua família, promovendo assim esse encontro da escola e da família com os livros, os autores, os poetas, escritores, os alunos e o professor, a biblioteca e o mundo dos livros, a mágica da palavra escrita com o leitor, é o que justifica nosso projeto.

OBJETIVO GERAL

Organizar durante todo o ano letivo atividades relativas ao uso dos impressos disponibilizados na escola, em todas as suas formas, para proporcionar momentos de leitura, escuta, oralidade, ilustração e produção de escrita e leitura, entre alunos, escola e família.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Promover leituras e audições na sala de aula, no recreio e em casa.
 Oportunizar momentos variados de manuseio de livros, de todos os gêneros e de vários autores, nos variados espaços da escola e em casa.
 Apresentar a biografia do Patrono da nossa escola, Mário Quintana, e realizar atividades específicas com seus livros.
 Apresentar o poeta gaúcho Mário Pirata e sua bibliografia para trabalhos específicos com esse escritor, tendo em vista a sua participação na V Feira do Livro do Município de Arroio do Sal.
 Promover o encontro com outros tantos escritores e obras.
 Proporcionar aos alunos e familiares momentos específicos de leitura em casa, semanalmente, com o envio da Sacola da Leitura.
 Disponibilizar a caixa acústica com microfone e livros de poesias de escritores trabalhados durante as aulas ou do interesse dos alunos para a leitura de poemas, versos, quadrinhas, enfim, escritos de vários autores que possam sensibilizar nossos alunos à leitura e ao encantamento, para melhorar o intervalo do recreio, tendo mais tranqüilidade nesse momento.
 Valorizar e reconhecer o trabalho dos alunos e pais durante esse ano letivo de 2012 com o uso dos impressos disponibilizados e trabalhados na escola e em casa, através de painéis com as atividades propostas e uma premiação através de certificação aos alunos e família que participarem do Projeto Nas Ondas do Mar de Livros.

ATIVIDADES

Atividades diversificadas dentro da escola como:
 Visitas à Biblioteca Mário Quintana para manuseio dos livros e impressos.
 Leitura, declamações e audições de poesia no recreio, com disponibilização de caixa acústica e microfone.
 Atividades específicas com as obras trabalhadas em aula.
 Envio da Sacola da Leitura para a família semanalmente.
 Criação, divulgação e exposição das atividades realizadas no Painel do Corredor.
 Entrega de Certificado de Participação aos alunos e pais ao final do ano letivo.

CRONOGRAMA

As atividades acontecerão semanalmente, conforme cronograma:
 Terça-feira: visita na biblioteca com manuseio dos livros e obras.
 Quarta-feira: Poesia no Recreio.
 Semanal: atividade específica com um dos impressos disponíveis na biblioteca: literatura, enciclopédia, dicionário, livro didático, jornais, revistas, coleções...
 Semanal: Sacola da Leitura na casa dos alunos, conforme combinado com a família.

METODOLOGIA

Roda de conversas e manuseio de impressos, produções em grupos e individuais, produções familiares, produções ilustrativas e escritas.

RECURSOS

 Livros e impressos em geral.
 Sacola retornável confeccionada com material e sobras de costura de casa.
 Folhas, cartolinas, papéis coloridos, e.v.a, hidrocor, lápis de cor, giz de cera, revistas e jornais, materiais diversos para recorte e colagem.
 Caixa acústica e microfone.
 Biblioteca e internet.

AVALIAÇÃO

Será satisfatório se nossos alunos e familiares se envolverem com prazer e alegria no desenvolvimento das atividades propostas ao longo do projeto. Os alunos também serão avaliados ao longo das atividades de produção de leitura e escrita ao longo do trabalho.



Stela Maris da Rosa Dias
Em 20.03.2012

Nenhum comentário: