22/12/2006

ECS-11 REFLEXÕES

"EDUCAÇÃO ESCOLAR E POLÍTICAS PÚBLICAS"

Ao longo da nossa história educacional encontramos muitas desigualdades e disparidades na trajetória do ensino no nosso país.
Passamos por muitas etapas no passado e que até hoje, ainda se fazem presentes, no nosso sistema educacional.
Nossa escola ainda refforça e continua reproduzindo uma educação para o trabalho. Garantindo assim a continuidade de um sistema de produção capitalista.
Em meio a muitas lutas, a história da educação brasileiraoassou e passa por muitas questões que nos levam a refletir:
"Que profissional da educação eu sou?
Tenho contribuído para manter esse sistema injusto de educação privilegiada do poder da elite?
Qual meu compromisso com essa escola que fazemos?
Que oportunidade eu tenho dado ao meu aluno (e a mim) de lutar pela transformação dessa realidade, onde os menos desfavorecidos continuam "de fora" da educação necesária e de qualidade?
Que possibilidades eu tenho dado ao meu aluno e a mim também, de usufruir dessa educação?
Que realidade educacional ofereço ao meu aluno? Uma escola domesticadora, conformadora com sua condição social? Ou tenho lhe apresentado e lutado junto com ele por uma escola mais democrática, que lhe permita acesso ao ensino da elite, do poder?
Faço um trabalho condizente ou conivente com a minha consciência de agente transformador da sociedade?
Permito ao meu aluno lutar-buscar-viver e fazer uma educação e uma sociedade mais justa, para todos?
Já desisti dos nossos sonhos, meus e dos meus alunos?
Ou ainda tenho essa capacidade de viver em busca de algo melhor para mim e para meus alunos?
Ainda permito e reforço esse desejo de justiça, igualdade e democracia na minha vivência escolar?

Essas reflexões me deixaram meio angustiada.
Até que ponto estou, realmente, contribuindo com a educação que faço em favor do meu aluno ter uma escola e uma vida melhores?

Vou continuar pensando...
E tentar melhorar meu pensar e meu fazer educação.

22/12/06 às 14.08 da tarde

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Stela!
Muito legal os teus trabalhos! Também fico angustiada em "repensar a Educação" e o papel que desempenhamos nela, e o nosso curso está nos fazendo refletir bastante!
Te desejo um feliz 2007!
Dá uma espiadinha no meu Blog e no Colaborativo de Sapiranga!
Beijos.