02/11/2006

ESC Weber II

Registro de duas situações vividas analisadas a partir de Weber

Ser/estarX Papéis
Nós, profissionais da eduação hoje, temos muito desafios...
Em especial no que se refere a papéis.
Trabalho na Eduacação Infantil, e lá as inversões de papel são tantas e quase que diárias.
Os pais levam seus filhos e os deixam aos nossos cuidados todos os dias, o dia todo! Precisamos fazer desde a higiene básica até o papel de mãe/pai: dar carinho, colo, limites. Ao mesmo tempo, temos que orientá-los quanto aos cuidados mínimos que devem ter com seus filhos, quais atitudes devem tomar, que tipo de diálogo devem ter, como evitar certos desconfortos/situações permissivas e impróprias aos pequenos...
Por vezes, chega a ser constragedor esses momentos!

Bom, no tocante ao poder/hierarquia, tenho a relatar um fato ocorrido, não na minha escola e nem comigo, mas pensei em trazê-lo aqui, tão próprio, a luz de Weber!
" No desfile de 7 de setembro, organizado pela Prefeitura Municipal, uma ala de escola (estadual) foi proibida pelo Prefeito Municipal de desfilar na Avenida, pelo fato de os seus componentes estarem vestidos de preto em protesto a corrupção assistida no país. A direção da escola, juntamente com os pais, resolveu que a escola não sairia na Avenida sem que todos participassem! A imprensa local foi chamada, e também a Zero Hora. Por dias a fio foi o assunto mais comentado da cidade.
Episódio lamentável esse.
E o pior ainda,(no meu pensar), é que todas as outras escolas que desfilaram, que apresentaram seus tópicos, suas vivências, seu trabalho desenvolvido ao longo do ano, não foram se quer lembrados nessa mesma mídia.

Dominação pura.
Autoritarismo!
Abuso de poder e...
Excesso de uso da mídia em benefício próprio!

Agora, gostaria de relatar algo que me aconteceu. Trabalho na EEEF Dietschi, com a classe de alfabetização. Durante o ano desenvolvemos atividades relativas às datas comemorativas. Até o ano de 2005 cada professor escolhia sua data para trabalhar.
No ano de 2006, surpresa!
Ao iniciarmos o ano letivo nossa diretora nos apresenta uma relação das datas comemorativas já pronta! Cada professor com seu nome anotado em uma data. Minha maior surpresa foi o fato de, por ser mãe de primeiríssima viagem (aos 42 anos e encantada com o ofício!) meu nome foi aparecer no Dia dos Pais...
Fiquei super chateada com isso. Penso que poderia ter havido um pouquinho mais de sensibilidade da minha diretora e ter me dado o Dia das Mães... Mas, como hierarqui existe para ser obedecida, fiz a comemoração dos Pais. E foi muito bacana, chamamos a família inteira para comemorar!
Registro meu protesto!
Abaixo à Ditadura!
Dominação legal Weberiana.


Stela em 02.11.06 às 01.20min




Um comentário:

Anônimo disse...

STELA:
Visitando teu blog,que está lindo,li sua postagem sobre o desfile do dia 7 de setembro,concordo plenamente contigo,pois eles não valorizaram o que havia de bonito no desfile:banda da tua escola.É lamentável que em um país democrático isto ainda aconteça.